quinta-feira, 12 de julho de 2012

ESTUDAR MÚSICA

Você já percebeu, em algum momento, um bebezinho dançando? Isto mesmo!
Tive esta oportunidade linda muitas vezes! Bebezinhos envoltos nos braços de seus pais, ou avós...tios... irmãos...Ao ouvirem o som de alguma música, eles pulam, mexem os bracinhos, as perninhas... alguns olham ao redor procurando algo que lhe chamaram a atenção. Fico impressionada com isto.
Lembro dos meus filhos, bebezinhos, no meu colo. Mal conseguiam sentar sozinhos, mas estavam lá; dançando ao som da música que ouviam.
Música!!!!!
Como é linda!
Ela é capaz de exprimir o sentimento mais profundo do ser humano. Não necessita de palavras para isto!
A música está presente na natureza, no canto dos pássaros, no correr das águas do rio entre as pedras... nas ondas do mar...Nas folhas que caem da árvore, no soprar do vento! 
A música encanta, fascina.
O filme " O Som do coração" August Rush, ilustra como a música é envolvente. Um menino que ama a música, e sente, que através dela, encontraria seus pais. Em um determinado instante, ele pára.
E em meio um trânsito intenso de pessoas, carros...Sons de uma cidade em pleno movimento, ele tem a sensibilidade de criar uma linda música.

Meu primeiro contato com a música, foi aos 12 anos. Meu pai me ensinou os primeiros acordes de um violão. Ré maior. Como esquecer? Muito curiosa ficava horas tocando aqueles acordes. E outros vieram. Dó maior, Ré menor... enfim...Meu pai tinha um método de violão clássico em casa, onde eu pude ter o prazer de estudar. Em seguida, tive oportunidade de conhecer instrumentos de sopro. Me apaixonei por eles.
Hoje toco trompa. É um instrumento de sopro da família dos metais. Sou suspeita, mas posso dizer com certeza, que não é um instrumento fácil de tocar. Exige muita dedicação. Preciso estudar diariamente se quiser obter um som limpo e agradável. É um desafio pra mim! Há quem a chama carinhosamente de FERA! Para domar esta fera, é necessário muita determinação, paciência, e particularmente, amor pelo instrumento.
Dos instrumentos de sopro, a trompa é a que possui o maior número de harmônicos, podendo ser comparado à voz humana.

Não podemos nos dedicar apenas na teoria, a prática diária do instrumento é fundamental. Muitas vezes me pego desanimada, pensando em desistir. As dificuldades aparecem. De várias formas! Dificuldades financeiras, emocionais, limitações físicas... Enfim...Mas o amor que tenho pela música, não me deixa.
A música é criação de Deus! Acho que é por isto que ela é tão misteriosa, tão linda, tão...Mágica!
Muitas vezes, me deparo com partituras complicadas, para o meu nível de aprendizado. Ainda sou iniciante neste instrumento, mas fico ansiosa querendo tocar esta partitura. São tantos adornos, semicolcheias, fusas, e sustenidos e bemóis juntos... Mudanças de clave, de tons, formas de compassos!!!
MAS TUDO ISTO É LINDO DEMAIS! Assusta no primeiro contato, mas conforme eu vou lendo a partitura com calma, me concentrando nela, apenas nela, vou descobrindo o quanto essa música é maravilhosa!

Cora Coralina expressou:
"Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar..."


A música é tudo isto!










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário